Ser uma Familia Hospedeira é Abrir as Portas para o Mundo e o Coração a um Filho!

* Eventos *

AFS treina voluntários de Aquidauana e região

O mês de junho se encerra com um saldo positivo para os voluntários da organização não-governamental AFS Intercultural Program do comitê Aquidauana, região PAN (MS), isto devido aos treinamentos do voluntariado.
O AFS é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, promotora da paz, fundada em 1956, que ajuda a construir um mundo solidário por meio do intercâmbio cultural entre os povos, cujo programa de intercâmbio ajuda a desenvolver e oferecer aos participantes a oportunidade de imersão em outras culturas, crescimento pessoal, possibilidades no campo social e profissional assim como aprendizado de outras línguas e costumes.
Reconhecida como Utilidade Pública Federal o AFS é uma das ONGs de intercâmbio mais renomadas e atuantes no país e em todos os continentes que conta com uma rede de voluntários comprometidos com o valor da instituição e na construção de um mundo melhor.
Em Aquidauana, o AFS promove a divulgação dos programas de intercâmbio estudantil e de trabalho voluntário, percorrendo escolas, instituições e nas ruas informando a comunidade sobre a ONG e como podem ter acesso aos programas.
Além disso, o comitê Aquidauana ainda realiza visitas “de casa em casa” recrutando famílias interessadas em ‘abrir suas portas para o mundo’, ou seja, conhecerem o AFS e futuramente hospedarem um estudante intercambista ou até mesmo enviarem um estudante para viver uma das experiências mais incríveis: o intercâmbio trans-cultural.
TREINAMENTO
Um dos principais treinamentos oferecidos pela coordenação nacional e estadual da AFS é o de “Recebimento”. Em Dourados, uma equipe de voluntários de todas as cidades da região PAN esteve nos dias 25 e 26/06 participando deste treinamento, ministrado pela presidente da AFS-Aquidauana – Jaqueline Pereira Arimura.
Os voluntários que participaram do treinamento de recebimento são: Alex Balbuena, Caio Ferri, Douglas Ramos, Fátima Burin, Kleber Arimura, Larissa Herreira, Maicon Wilian, Mateus, Natalie Camillo, Potyra Nascimento, Regina Salomão, Rogério Ramires, Vânia Spessatto e Vilson Rodrigues.
“Foram dois dias de muito aprendizado e dedicação de todos voluntários, para que possam desenvolver em suas cidades e respectivos comitês um trabalho organizado para melhor atender as famílias e intercambistas, fazendo assim, com que o AFS cresça cada vez mais com voluntários capacitados e a nossa região Pan (MS) se torne mais fortalecida para atender as matrizes e qualidade no recebimento dos estudantes estrangeiros”, ressaltou Jaqueline Arimura.
NOVAS FAMÍLIAS
Outro treinamento será promovido no próximo domingo, dia 03, em Aquidauana, voltado especialmente para as famílias que querem receber um estudante intercâmbistas, chamadas na ong de “host family” (famílias hospedeiras).
CONTATOS
Quem estiver interessado em conhecer mais sobre a AFS, ser voluntário nessa missão mundial ou quiser saber como participar de intercâmbio, ser família hospedeira ou concorrer a bolsas de intercâmbios, basta entrar em contato pelos telefones: 9127-1133 ou 9681-8800 ou acessar o site: www.afsaquidauana.blogspot.com

(Fonte: Rosileny Ribeiro – DRT/MS 703 / Foto: Jaqueline)


Voluntários do AFS de Aquidauana participam de treinamento em Dourados.

  No último final de semana, dias 22 e 23 de maio de 2010, o AFS Intercultural Brasil promoveu na cidade de Dourados /MS, um treinamento regional para conselheiros de estudantes intercambistas.
   O AFS Intercultural Programs está presente no Brasil há muitos anos, e em Aquidauana, que pertence a Região Pan na divisão regional da Ong, está estruturada com uma equipe de aproximadamente 12 voluntários, dentre eles professores, estudantes, militares e jornalistas, e é presidida pela professora Cândida Cunha.
 
   No treinamento realizado em Dourados, estiveram participando cinco voluntários do AFS de Aquidauana, que aprenderam e desenvolveram atividades sobre os seguintes temas: Perfil do conselheiro; Atuação e conduta do conselheiro; técnicas de aconselhamento; Regras do AFS; o que fazer quando aparecer dificuldades; mudanças de família hospedeira; motivos para retorno antecipado; saúde do participante; e contato mensal (Global Link).
    Esse treinamento foi especifico para voluntários que desejam ser conselheiros (orientadores) de estudantes estrangeiros vindos pelo AFS para qualquer um comitês da Ong na Região Pan. Participaram do treinamento cerca de 22 voluntários das cidades de: Aquidauana, Jardim, Gloria de Dourados, Dourados, Ponta Porã, Coxim e Campo Grande.
    O treinamento foi ministrado pelas voluntárias: Eliete Monteiro e Nidia Benitez; e foi coordenado pela Diretora Administrativa da Região Pan, Vânia Spessatto. Estiveram presentes no evento, participando e direcionando a troca de informações e experiências, o Diretor Regional do AFS em MS, João Paulo Zampieri e a Conselheira Regional em MS, Fátima Burin.
    Em depoimento, os voluntários de Aquidauana, agradeceram o treinamento e destacaram a importância do curso, que capacita, esclarece dúvidas e promove a troca de experiências entre os voluntários. "Para nós foi positivo o treinamento, pois nos deu mais segurança para em breve, podermos assumir a função de conselheiro de um estudante estrangeiro", pontua o voluntário Diego Arimura.
    De janeiro a este mês de junho, o AFS - representação Aquidauana, já recebeu três estudantes da Tailândia, que foram ‘carinhosamente' recebidas pelas famílias hospedeiras aquidauanenses. Há várias famílias se disponibilizando e já estão sendo cadastradas como famílias hospedeiras, comprovando a credibilidade do trabalho do AFS - representação Aquidauana.
    A presidente Cândida Cunha destaca que os voluntários locais reúnem-se periodicamente para a troca de informações e grupo de estudo, bem como para elaborarem atividades que envolvam os estudantes em ações sócio-educacionais e culturais, com a preocupação de recepcionar e envolver os intercambistas em programações que os ajude a conhecer mais sobre a cultura brasileira e local.
    Este ano, o município de Aquidauana por meio da representação já sediou uma Orientação de Chegada (dias 17 e 28 de abril), com a participação de 7 intecambistas (5 da Tailândia, 1 austríaco e 1 alemã); e o Survivel (orientação geral sobre hábitos de convivência no Brasil), realizado no mês de março.


Realizado nesta Quarta-Feira 17, o Iº. Café com Turismo.

  AFS – Intercâmbio Cultural, este foi o tema do descontraído e atrativo “Café com Turismo” realizado pelos acadêmicos do curso de Turismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana (CPAQ).
  O Café com Turismo é promovido sob a coordenação da Professora Lilian da Silva Paiva e na manhã da última quarta-feira, 17, contou com a apresentação dos voluntários da Ong AFS Intercultural Programs, que realiza, coordena e promove intercâmbio cultural e estudantil por todo o mundo.
  O auditório do Campus 2 da CPAQ ficou repleto de acadêmicos que recepcionaram calorosamente os voluntários. Na apresentação a participação dos futuros turismólogos foi expressiva demonstrando interesse em conhecer mais sobre o AFS e sua atuação na promoção da paz entre os povos.

  Na ocasião as três intercambistas tailandesas: Sirinate, Mew e Nun, que estão a quase um ano residindo em Aquidauana, se apresentaram, falaram sobre a Tailândia e suas tradições, a importância do trabalho da AFS, a visão que elas têm sobre a cidade de Aquidauana, o convívio familiar e social que elas estão tendo aqui.

  A voluntária Larissa, que atualmente é família hospedeira de uma das tailandesas expôs ao público quais as vantagens e satisfação que se tem de poder colaborar com a AFS sendo voluntário, abrindo a ‘casa’ para o mundo, ou seja, se colocando a disposição para hospedar os estrangeiros, criando um convívio familiar que propicia aos familiares, ao próximo conviver com uma pessoa que tem hábitos e tradições diferentes e que se ‘abre ‘para conhecer a cultura local.

  A professora voluntária e que há muitos anos foi presidente do comitê da AFS em Aquidauana, Cândida Cunha contou a história da AFS, o surgimento da ONG e qual a missão principal desta associação, que é corroborar com a difusão de diferentes culturas aliado a promoção da paz mundial.

  O AFS Intercultural Programs está presente no Brasil há muitos anos, e em Aquidauana, que pertence a Região Pan na divisão regional da Ong, está estruturada com uma equipe de aproximadamente 12 voluntários, dentre eles professores, estudantes, militares e jornalistas, e é presidida pela aquidauanense Jaqueline Arimura. Para encerrar o Café com Turismo as tailandesas apresentaram uma dança típica da Tailândia, com direito a vestimenta original e música tailandesa.

  O AFS é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, promotora da paz, fundada em 1956, que oferece oportunidades de aprendizagem intercultural para contribuir com as pessoas no desenvolvimento do conhecimento, das habilidades e do entendimento necessários para criar um mundo com mais justiça e paz. Reconhecida como Utilidade Pública Federal e é uma das ONGs de intercâmbio mais renomadas atuantes no país.


  Quem estiver interessado em conhecer mais sobre a AFS, ser voluntário nessa missão mundial ou quiser saber como participar de intercâmbio e concorrer a bolsas, basta entrar em contato pelos telefones: 9127-1133 ou 96818800 ou acessar o site da afs no endereço: www.afsaquidauana.blogspot.com

AGRADECIMENTO – Os voluntários da AFS Aquidauana e os acadêmicos do Curso de Turismo do CPAQ agradecem a colaboração Jornal e Site O Pantaneiro na divulgação do trabalho de ambas as instituições.

Rosileny Ribeiro – DRT 703/MS - Voluntária AFS-Aquid.

_______________________________________________

AFS – Intercultura Brasil participa do projeto: TERAPIA DO RISO em AQUIDAUANA.


A intercambista da Thailandia SIRINATE...esta estudando na Escola Estadual Professora Dóris Mendes Trindade – Aquidauana/MS, e participa do Projeto Terapia do Riso o qual é desenvolvido no Hospital Regional Estácio Muniz no Setor de Pediatria. A intercambista visita as crianças 1 hora por dia juntamente com outros estudantes da mesma escola para brincar, cantar, contar estórias, ler e enfim desenvolver atividades convenientes a cada situação. Os alunos acreditam que “A educação se faz no dia a dia, nas experiências vividas, nas histórias contadas, enfim é VIDA.          A alegria e o mundo do faz-de-conta são parte integral da infância e assim, quando vivemos situações cotidianas em forma de brincadeira , canto e dramatização,  criamos mecanismos de equilíbrio emocional para lidar com as dificuldades apresentadas ao longo de nossa vida.
         “Valores como solidariedade, respeito, humanidade e companheirismo só podem ser ensinados através de atos concretos, pois a experiência vivida marca mais que muitas lições lidas.”

         Desta forma, o grupo de alunos juntamente com a Professora Cândida Cunha, a qual é a idealizadora, elaboradora e coordenadora do Projeto Terapia do Riso, bem como presidente do AFS- Representação Aquidauana – Região PAN  descobriram que tinham algo em comum, a necessidade de servir o outro; sendo assim reunidos criaram  PROJETO TERAPIA DO RISO, foi uma idéia inovadora a nosso ver, criativa, afinal ser criativo é saber conseguir romper com o óbvio. É ser capaz de formular a pergunta que ninguém ousa,  propor o que ninguém proporia. Para ser criativo é preciso ter desapego pela acomodação, ter a coragem de enfrentar resistências e, principalmente, não ter medo de errar.
                   “Com este projeto sabemos que não iremos resolver nenhum problema, mas através desta visita, tão curta, contudo cheia de amor e carinho os alunos estarão contribuindo com a recuperação das crianças. Ao brincar com elas, os voluntários serão um medicamento a mais no tratamento, porém neste medicamento,  o gosto e a recomendação é AMOR!
        
Representação Aquidauana AFS – Região  Pan 


Ong de Aquidauana Mato Grosso do Sul retoma as Atividades

  Após um longo período sem atividades em Aquidauana, a Organização Não-Governamental “AFS Intercultura Brasil” está de vento em poupa para promover novas ações em 2010.
 
  Sob a presidência da professora Cândida Cunha, a ONG tem por finalidade promover intercâmbios culturais entre os povos, oferecendo aos participantes a oportunidade de imersão em outras culturas, crescimento pessoal, possibilidades no campo social e profissional, assim como, aprendizado de outras línguas e costumes, Sobre tudo entre os jovens que desejam estudar ou trabalhar voluntariamente no exterior.
  Em Mato Grosso do Sul há 7 cidades com comitês formados pela AFS. Além de Aquidauana, há comitês em Dourados, Campo Grande, Nioaque, Glória de Dourados, Nova Andradina e Ponta Porã.
  Segundo Jaqueline Arimura, conselheira da AFS e responsável pelo recrutamento de famílias, o comitê em Aquidauana conta atualmente com 12 voluntários participando ativamente dos trabalhos da ONG. “Já conseguimos famílias hospedeiras, escolas e receberemos, já no ano que vem, duas intercambistas da Tailândia”, revela. 
   No caso das famílias hospedeiras, Jaqueline cita que a responsabilidade é com a alimentação e a hospedagem dos intercambistas. “E eles tem que se enquadrar no perfil da família”, acrescenta. A conselheira diz ainda que é de responsabilidade do comitê os cuidados médicos, quando em caso de urgência, e que no caso dos gastos pessoais, são custeados pela família do intercambista.
  No tempo em que esteve em atividade no município, de 1999 a 2005, a AFS chegou a receber mais de 20 intercambistas de diversos países do mundo. A meta é fazer com que comitê cresça em Aquidauana e promova vários intercâmbios para 2010.

  Já aqueles que desejarem fazer intercâmbio cultural e sair de Aquidauana, há disponibilidade para diversos países do mundo como Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Alemanha, Japão, Tailândia, Nova Zelândia, entre outros.

Sem Tempo para Ler? Faça o Download de Nossas Matérias em PDF!