Ser uma Familia Hospedeira é Abrir as Portas para o Mundo e o Coração a um Filho!

Anastácio e Aquidauana recebem intercambistas da Itália e Estados Unidos pela AFS.


As cidades de Anastácio e Aquidauana ganharam mais duas intercambistas esta semana. Denise Bonuccelli , da Itália, e Alice Welna, de Chicago-EUA, são as mais novas moradoras das cidades co-irmãs do Portal do Pantanal sul-mato-grossense.
Alice e Denise são participantes do programa de intercambio estudantil da ong AFS-Intercultura Brasil, que em Aquidauana possui um Comitê ativo, presidido pela acadêmica Jaqueline Arimura, que também já foi intercambista pela AFS no Japão.
As intercambistas deixam seus países de origem e ingressam no intercambio estudantil para aprenderem uma nova cultura, um novo idioma e conhecerem um novo país.
Os voluntários do Comitê AFS-Aquidauana juntamente com as famílias hospedeiras, ou seja, famílias que ‘adotaram’ as intercambistas para hospedarem-nas durante 11 meses, fizeram uma ‘verdadeira festa’ de recepção às alunas no Aeroporto de Campo Grande, na última sexta-feira, 29.
Denise Bonuccelli, de 16 anos, está hospedada na família do odontólogo e gerente hospitalar Flávio Espíndola, em Anastácio. Já Alice Welna, também com 16 anos, está morando com a família da aquidauanense Noise Resstel Correa.
Fazendo uma analogia, as famílias que voluntariamente abrem a ‘porta de sua casa’ para receber um estudante intercambista, abrem suas portas para o mundo, para conhecerem e aprenderem uma nova cultura.
O pai adotivo de Denise no Brasil, Flávio Espíndola revela, desde que sua família aceitou e se candidatou a receber um intercambista, a expectativa tomou conta. “Todos em casa estávamos muito ansiosos para conhecermos nossa nova integrante da família. Sabemos que serão onze meses de muitas novidades, de aprendizado e queremos muito que seja uma experiência positiva para a Denise e para nós. Está sendo muito gratificante participar como família voluntária da AFS”, conta Flávio.
Além de Denise e Alice, o Comitê AFS-Aquidauana conta com mais dois alunos estrangeiros: Sebastiann Bierema, da Nova Zelândia, e Mao Koga, do Japão. Mao e Sebastiann chegaram no início do ano, em fevereiro e já estão bem adaptados ao perfil e ritmo da cidade e de suas famílias adotivas.
Para ajudar na adaptação das intercambistas, o Comitê AFS-Aquidauana realizará no próximo sábado, 06, um treinamento de orientação denominado “Survival”, que em português significa “Sobrevivência”, e tem como objetivo transmitir as principais noções de sobrevivência, regras de convivência e costumes no Brasil, especialmente, em Anastácio e Aquidauana.
QUER PARTICIPAR?
O Comitê AFS-Aquidauana no próximo semestre receberá mais intercambistas, e quem estiver interessado em conhecer a ong, ser voluntário ou até mesmo se inscrever em um dos programas de intercâmbio e vivenciar uma nova experiência em outro país pode entrar em contato com o Comitê local pelo telefone: 9127-1133 ou entre em CONTATO.
(Fonte: Rosileny Ribeiro – DRT/MS 703 – Voluntária da AFS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sem Tempo para Ler? Faça o Download de Nossas Matérias em PDF!